domingo, 8 de agosto de 2010

Presunto e linguiça são feitos de restos de animais?

          Você gosta comer presunto, linguiça e até patês? Eu gosto bastante. Mas você sabe de que e como é feito estes tipos de alimentos?
          Pouca gente sabe que alguns desses alimentos são feitos com restos de animais. Pelo menos os presuntos e linguiças de menor qualidade são feitos dos restos dos porcos: patas, unhas, orelhas, pêlos, pele, olhos. Tudo é triturado e depois comprensado. E a linguiça ainda tem seu formato porque o intestino do porco é preenchido pelo alimento, por isso antes de comermos a linguiça temos que retirar aquela "pelinha" em volta da linguiça. Já o presunto tem uma característica interessante que é a cor, aquela cor rosa é nada mais do que corante. Quando o corante vai evaporando a verdadeira cor do presunto se aprsenta. Sim! Aquela cor verde é a verdadeira cor do alimento. Somente os presuntos nobres são feitos com uma única parte do corpo do animal. 
          O caso mais interessante é o do patê de fígado de ganso considerado o mais gostoso e refinado do mundo. A produção do patê é simplesmente uma crueldade. O ganso é preso em uma gaiola tão minuscula que ele não pode se mexer, suas patas as vezes são acimentadas para não terem nenhum movimento e a cabeça, única parte que pode se mover, fica pra fora da minuscula gaiola e além de tudo isso os desgraçados criadores ainda enfiam um cano até a garganta do animal para força-lo a comer 3,5 kg de ração e gordura de porco. Isso tudo para que, com a falta de movimento, o fígado do animal cresça para ficar cerca de 6 a 12 vezes o tamanho normal. Para mais informações confira este site.

Um comentário: