Como todos sabem, a cesariana é um parto por meio de cirurgia. Mas você sabe a relação entre esse tipo de parto com o imperador romano Caio Júlio César(Gaius Julius Caesar em latim)?
Há diferentes explicações para o surgimento do nome da cirurgia cesariana e boa parte é relacionada a Júlio César, primeiro dos doze césares romanos. A primeira é de que o imperador tenha nascido de uma cesariana, pois segundos relatos a cirurgia já existia desde a antiguidade mas somente posta em prática para salvar o bebê quando a gestante já estava morta, então teria sido batizado de Caesar, palavra latina que deriva de caedere, cortar. E, de fato, os romanos utilizavam o adjetivo caesar ou caesone para qualificar a criança nascida dessa forma.
Outros historiadores contemporâneos acreditam que a morte de Aurélia, mãe de Júlio César, antes do nascimento deste, é um equívoco de Plinius, o historiador romano que registrou este fato. Pois há outros indícios que mostram que a mãe de Júlio César tenha morrido idosa quando ele já era crescido. Além disso, o sobrenome Caesar já pertencia à família centenas de anos antes do nascimento de Júlio que, por sinal, foi batizado com o mesmo nome de seu pai.
Outro suposto fato ocorrido é o de que Nero, um dos césares, tenha assassinado ou mandado assassinar sua própria mãe abrindo-lhe a barriga para ele ver de onde ele teria vindo.
O nome de César poderia ter surgido da palavra sânscrito Kesar, que quer dizer cabeleira; a segunda dá o nome de César como sendo de origem púnica (de Cartago), significando elefante, símbolo da força; e a terceira identifica-o ao etrusco, com o sentido de deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário